Antes do término dos anos 50, outro Front da Guerra fria se abriu: a corrida espacial. Em 1957, os Soviéticos lançaram o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e o primeiro homem no espaço, em 1961, passando assim à frente dos Americanos. A guerra fria foi o fator preponderante para a corrida espacial.
O ponto de partida da corrida espacial foi quando o presidente John Kennedy pediu que a nação americana conjugasse seus esforços para chegar na lua antes do fim do decênio. A corrida às estrelas tornou-se uma plataforma fundamental para ganhar a guerra fria.
Em 1962, cinco anos depois do sucesso do Sputnik-e e de sua réplica americana, o Explorer-Os EUA lançaram os satélites Relay e Syncom e Telstar. Em 1964, os EUA propõem aos países ocidentais o lançamento dos fundamentos de uma rede internacional de comunicações por satélite, o Intelsat (International Communication Satellite). Seu administrador foi a Comsat, uma instituição com o objetivo de explorar a tecnologia espacial.
Em 1965 o primeiro satélite geoestacionário de telecomunicação comercial é colocado em órbita. O Early Bird inaugurou a primeira geração da rede internacional dos satélite da Intelsat. Nesse mesmo ano, a união Soviética propõe seu proprio sistema com alcance internacional (Intercosmos). E em 1971, criou a rede Intersputnik (organização internacional das comunicações espaciais), um organismo com caráter comercial.
No fim do decênio, esta rede era utilizada por uma dezena de países contra uma centena que participava do sistema concorrente.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário